Artigos

DICIONÁRIO DO SCRAPBOOKING 

O Scrapbooking é um artesanato que possui muitos materiais e técnicas, desta forma temos aqui um "pequeno" dicionário para você se familiarizar com os termos mais usados e algumas ferramentas, caso surja alguma dúvida a respeito de determinada ferramenta, procure-a em nossa loja virtual e veja alguns vídeos explicativos na descrição do produto que podem esclarecer melhor o seu uso:

Acidez - a acidez é o item mais evitado dentro do scrapbooking, devido a acidez, muitos álbuns antigos se tornaram amarelados, hoje a maioria dos papéis e colas são "acid free" ou livres de ácido, desta forma, as fotos não ficarão manchadas ou amareladas com o passar do tempo.

Acrilic Paint - Tinta acrílica usada em algumas técnicas com ou sem máscara (stencil)

Aging - Processo utlizado para dar efeito envelhecido no papel ou nos apliques, algumas tintas e carimbeiras ajudam a dar este efeito.

Agulhão - ferramenta com ponta fina como uma grande agulha, é usado para furar o papel e colocar a bailarina.

Álbum Decorado - é onde se colocam as páginas trabalhadas com as técnicas de scrapbooking, o mais usado são álbuns com fechamento de pinos ou com argolas tipo fichario, neles são colocados folhas plásticas com abertura onde se colocam as páginas decoradas (na frente e no verso) desta forma, cada refil plástico cabem 2 páginas decoradas, o plástico ajuda a manter as páginas sem amassá-las ou sujá-las.

  

Álbum com wire-o:  Álbum com capa dura e miolo de papel, normalmente usado como álbum de assinatura, o wire-o é um tipo de espiral mais resistente.

 

Álbum temático - álbum com tema, casamento, aniversário, etc...Normalmente a capa é decorada de acordo com o tema.

Archival - Termo que descreve um produto ou técnica usada na preservação de objetos, fotografias, lembranças e outros ítens.

Archival Mist - Spray composto por substância que elimina a acidez do papel.

Archival Quality - Qualidade atribuída aos materiais que passam por análises químicas para determinar que seu PH encontra-se dentro dos níveis de segurança aceitáveis indicando que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.

Arredondador de cantos - furador de cantos que arredonda o papel ou a foto

Aquecedor de emboss (Heat Gun) - é um soprador térmico que sai ar quente, diferente de um secador de cabelos, ele apenas aquece sem soltar vento, usado em algumas técnicas de carimbo como o emboss, onde se aplica um polímero em pó (pó de emboss) sobre um papel carimbado, a tinta do carimbo funciona como cola e o aquecedor de emboss derrete o pó de emboss formando uma camada plástica.

Artist Trading Card (ATC) - cartõezinhos medindo aprox. 6,5 cm x 9 cm, podem ser usados como acessórios na composição de páginas, álbuns, etc...

Background Paper - papel de fundo utilizado em páginas, álbuns, tags, etc...

Base de Corte - Base utilizada para fazer os cortes no papel, possui medições em centímetros para facilitar o corte, a base é um dos materiais básicos usados no scrapbooking, pois além de facilitar o corte, protege sua mesa de trabalho pois os cortes normalmente são feitos com estilete.

Boleador - Ferramenta metálica com uma bolinha em cada ponta, em cada tipo de artesanato, o boleador é usado para um determinado fim, no scrapbooking essa ferramenta é utilizada com uma base de EVA entre o papel e o boleador para "moldar" o papel sem amassá-lo. Os boleadores tem vários tamanhos, são medidos em mm.

 

Brads ou Bailarinas - São  elementos metálicos em formato de colchetes usados pra fixar ou enfeitar. Eles tem cabeças em diversos tamanhos e modelos, ele tem 2 "perninhas" e apóspassar  pelo papel, abre-se uma perninha para cada lado, por isso o nome bailarina. Usa-se o agulhão para furar o papel com uma base de EVA embaixo do papel.

 

Buttons/ Botões - Usam-se botões de vários formatos e modelos, são usados em páginas e mini álbuns por terem muitas cores e formatos são muito utilizados em páginas infantis,  existem botões adesivos que imitam os de verdade. Use cola branca para colar os botões no papel.

Caneta Teste de PH - Instrumento em formato de caneta utilizado para testar a acidez do papel e para saber se este é alcalino ou se possui PH neutro.

Caneta d'água - caneta com ponta dupla com água, usada para diluir lápis de cor aquarelável para técnica de aquarela.

Canetas tipo marcadores - essas "canetinhas" são usadas para pintar imagens carimbadas, algumas como as "copics" são canetas que além de pintar ao serem passadas mais de uma vez sobre o mesmo lugar, escurecem a área construindo camadas e sobreposições; existem várias tonalidades da mesma cor, como por exemplo cor de pele, com várias nuances.

Caneta gel - usada para dar acabamento, escrever nas páginas ou mesmo para desenhar.

Cardstock - Papel liso de várias cores ou gramaturas.

Carimbeira - base com tinta para usar com carimbos, hoje existem centenas de carimbeiras no mercado para as mais diversas técnicas (veja nosso artigo que explica detalhadamente cada uso)

 

Carimbo - uma das técnicas muito usadas no scrapbooking, os carimbos são um universo à parte que vai muito além do bater o carimbo no papel, existem várias técnicas tais como emboss, aquarela, falso metal, falso couro, resist, marca d'água, entre tantas outras...temos uma apostila em CD com as principais técnicas, se tiver interesse entre em nossa loja e procure por cursos (tudo sobre carimbos I).

 

Chalk - Efeito de sombra ou envelhecimento, o chalk pode ser encontrado em pastilhas secas (como sombra de maquiagem) ou líquida (no formato de carimbeira)

Confeti - são as figuras que "sobram" das imagens feitas com furadores.

Crop a Dile -  Ferramenta para furar papéis, chipboards, cd's, mdf, couro, etc... e aplicar ilhós.

Crop a Dile Big Bite - Tem a mesma função da Crop acima só que alcança até o meio da página de scrapbook (15 cm)

Crop a Dile III Main Squeeze - Ferramenta manual tipo alicate usada para aplicar cantoneiras metálicas (vendidas separadamente), e se usada com as plaquinhas pode fazer bordas como um furador de borda ou fazer relevo no papel

 

Crumpling - ato de amassar, enrugar ou dobrar o papel para criar uma textura.

Dauber - Pequena esponja que serve para bater na carimbeira e passar no papel "sujando" as bordas e dando um acabamento

Die Cut - são figuras pré-cortadas para aplicação no layout

Die Cut Machine ou Máquina de Corte - Máquina para cortar os die cuts, geralmente são máquinas como "rolos compressores" onde são colocadas o papel e a forma de corte e ao passar no rolo da máquina o papel sai cortado do outro lado. Há diferentes máquinas no mercado hoje sendo as mais conhecida as máquinas da Sizzix (Big Shot), ela também faz relevo no papel.

Distressing - Técnica utilizada para dar efeito envelhecido no papel ao passar a carimbeira nas bordas do papel.

Dry Embossing (Relevo Seco) - técnica que consiste em pressionar o papel usando ferramenta ou máquina (Die Cut Machine) com as placas de emboss

Embellishments - São os enfeites colocados na página.

Embossed Stcikers - adesivos com relevo.

Embossing - Processo para dar relevo e profundidade ao papel (Relevo Seco) ou através de pressão ou calor com pó apropriado para este fim

Embossing Powder ou Pó de Emboss: Pó com micropigmentos de polímeros (tipo de plástico) que ao ser aquecido com o aquecedor de emboss, derrete e cria uma película sobre o papel.

Eyelet ou Ilhós  - Elemento metálico utilizado para fixar e prender papéis e outros enfeites. A ferramenta apropriada para prendê-los no papel é a Crop a Dile. Pode ter 2 tamanhos e vários formatos (circulos, flores, borboletas, etc..)

Eyelet Punch - Ferramenta utilizada para fazer furos em papéis e alguns elementos. Nesses furos são fixados os ilhóses. A Crop a Dile hoje é a ferramenta mais usada para este fim mas existem outras no mercado.

Fibras - linhas ou fibras especiais usadas para decorar páginas ou presas as argolas dos mini álbuns.

Foam Stamp - Carimbo feito de EVA

Furador de Papel ou Punch - é a ferramenta usada para cortar no papel uma figura decorativa, existem centenas de modelos de furadores, desde os mais simples que furam apenas uma imagem aos mais complexos que fazem desenhos em toda borda do papel.

  

Journal ou Journaling - É o texto usado na página, o título, texto, poema ou apenas uma descrição que explique a página, onde a foto foi tirada, as emoções sentidas naquele momento, através do journaling podemos deixar registrado não somente o trabalho artístico da página em si, mas as emoções e sentimentos do que a foto representa. (veja nosso artigo escrito sobre o journaling)

Layering ou Sobreposição - técnica de sobrepor várias camadas de papel 

Layout - plano ou esboço para criar uma página

Ligning free - Papel livre de lignia, pode conter no máximo 1% desta substância.

Lignino, Lígnia ou Lignin - a Lígnia é uma substância natural